Microsoft e HP reforçam parceria na área das “private clouds”

dia 13 de março de 2011
A Microsoft e a HP anunciaram na passada quinta-feira, no Hotel Bairro Alto, um reforço da parceria existente entre as duas empresas para o mercado nacional das private clouds (nuvens privadas). No âmbito desta parceria, as duas empresas irão disponibilizar uma oferta de tecnologia e serviços virada para empresas, na área do cloud computing.


Nesta apresentação estiveram presentes a Directora Geral da Microsoft Portugal, Claudia Goya, e o Director Geral da HP Portugal, Carlos Janicas. De uma maneira geral, ambos realçaram a ideia que indústria, neste caso as Tecnologias de Informação, estão em constante transformação, e neste momento está-se a dar o salto para a cloud. Esta passagem não se reflecte apenas no utilizador comum, mas também a nível empresarial, surgindo assim a ideia de private clouds.



A Microsoft tem já mais de 10 anos de experiência na cloud, com ofertas de serviços como o messenger e hotmail, e nos últimos anos tem apostado também nas ofertas para consumidores empresariais. Esta aposta faz todo o sentido se tivermos em conta o que será o futuro do mundo empresarial. Por exemplo, prevê-se que em 2014 50% dos dispositivos empresariais sejam smartphones, e mais de 80% das organizações possuem forças de trabalho remotas, sendo por isso importante ter toda a informação centralizada e acessível a partir de qualquer local e qualquer dispositivo.


Esta parceria, e os serviços que as duas empresas irão prestar aos seus clientes, passam numa primeira fase pela avaliação de todas as infra-estruturas, de forma a poder ser aproveitado, utilizado e optimizado o equipamento já existente e os investimentos já feitos pela empresa em questão. Tanto a Microsoft como a HP possuem já um vasto leque de clientes por todo o mundo, o que será um ponto a favor para a rápida transição para a cloud.

A solução Microsoft-HP terá como objectivo ajudar à transição do cliente da TI tradicional para a cloud, tentando sempre montar a cloud privada o mais rápido possível. Isto, num mercado competitivo como é o actual, é extremamente importante, pois tempo é dinheiro, e nível empresarial não há tempo para estar parado. Nesta transição, as aplicações informáticas já existentes e utilizadas pelas empresas serão transformadas e adaptadas ao uso na cloud.


A Microsoft e a HP têm vindo já a trabalhar com alguns clientes, cujos nomes ainda não puderam ser revelados, e tem havido muito trabalho e empenho no desenvolvimento desta solução. Estes clientes são já antigos clientes comuns das duas empresas, e no futuro será partilhado com o mercado o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.

A área de actuação das clouds privadas em Portugal começará por ser focada no top 20 de empresas portuguesas, mas acabará por englobar as 50 / 60 maiores empresas em Portugal.

Quanto a empresas mais pequenas, as aproximações serão ligeiramente diferentes, pois há nestes casos necessidades diferentes e até mais baixos níveis de tecnologia presentes. Para as pequenas e médias empresas será mais indicada, no geral, a cloud pública, sendo as clouds privadas mais viradas para empresas de grande dimensão.

O que têm a dizer sobre esta parceria e os seus objectivos? O futuro passará pela cloud, mesmo a nível empresarial? Comente


0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))