O meu telemóvel molhou-se! O que fazer?

dia 6 de março de 2011
De certeza que já vos aconteceu, ou já ouviram histórias de telemóveis que caíram à água, ficaram molhados e depois o mais provável é que ele fique mesmo avariado. Mas há a possibilidade de reabilitação do aparelho quando esses desastres acontecem. São dicas simples que também podem ser aplicadas a outros dispositivos como câmaras digitais e leitores de MP3. Mas o principal é ter calma, e esperar que dê certo.

wet-cell-phone

As seguintes dicas ajudam a que o seu telemóvel recupere de um possível acidente não só com água, mas também com outros líquidos como café ou cerveja. Então, se o seu telemóvel se molha, veja o que fazer:
Passo 1: Desligue-o logo!
Assim que o seu telemóvel se molha, a primeira coisa a fazer é desligá-lo imediatamente. E a maneira certa de o fazer é tirar a bateria, pois não adianta estar a clicar nos botões, e esperar que ele se desligue pois, para além da perda de tempo, isso promove a degradação do aparelho, uma vez que se o líquido conseguir alcançar duas ou mais placas de circuito, e estas estiverem com energia, pode ser fatal.
Passo 2: Deixar escorrer
Coloque o telemóvel com o teclado para baixo, num local plano, e deixo que o líquido escorra.
Passo 3: Secar bem
Com a ajuda de um pano absorvente, turcos por exemplo, ou papel de cozinha, seque bem o telemóvel, tentando remover todo o líquido que conseguir, de todos os cantos. Apesar de não remover o líquido que se encontra no interior do aparelho, estará a remover os excessos no exterior e a impedir que se infiltrem.
Passo 4: Coloque o telemóvel em arroz
Este pode ser o passo mais bizarro, mas é essencial para recuperar o seu telemóvel. Coloque o seu aparelho numa caixa, como tupperware, e cubra-o de arroz. Este arroz irá absorver a humidade e secar, mais rapidamente, o seu telemóvel. Uma alternativa ao arroz são os saquinhos de sílica gel, que encontramos, normalmente, nas caixas dos electrodomésticos, para que não tenham humidade. Mas o arroz encontra-se mais facilmente. Deixe o seu telemóvel na caixa com arroz por 24 horas.
Passo 5: Evite temperaturas quentes
Não é aconselhável que coloque o seu aparelho ao sol, ou que utilize um secador, para que seque. Isso pode piorar a situação, causar estragos no LCD, queimar a bateria e amolecer as peças plásticas ou o adesivo que as segura.
Passo 6: Hora da Verdade: Funciona?
O último passo é o mais crítico. É quando o utilizador vai saber se, o trabalho que teve, valeu ou não a pena. É tempo de fazer o teste e verificar se o telemóvel funciona.
Após 24 horas na caixa de arroz, retire o telemóvel, limpe-o bem e verifique se as peças estão bem secas. Coloque novamente a bateria e ligue-o. Se ele ligar foi porque tomou todas as providências e agiu com rapidez. Se não ligar, pelo menos sabe que tentou.

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))