Inkscape 0.48.1 – Um dos melhores para imagens vectoriais

dia 6 de março de 2011
Um editor para imagens vectoriais, com características semelhantes ao Illustrator, CorelDraw, ou Xara X.

Há uns anos, quando começou o frente a frente Windows, Linux, o que mais se viam eram trabalhos de comparação entre o que usar em ambos os sistemas para fazer determinados trabalhos. O Windows no ponto de edição gráfica sempre deu dez a zero… mas a vantagem está a estreitar, tudo graças a esta e outras fantásticas aplicações como por exemplo o Inkscape.

lin_01


Inkscape é um excelente editor de imagem vectorial de Código Aberto, com recursos e ferramentas similares ao Illustrator, Corel Draw ou Xara X. Ele utiliza o padrão da W3C: formato do ficheiro SVG – Scalable Vector Graphics. É possível importar uma série de formatos como Postscript, EPS, JPEG, PNG, TIFF, etc.

lin_00

Esta é uma ferramenta muito intuitiva, extremamente leve (consome poucos recursos do sistema e carrega com velocidade impressionante), potente e totalmente compatível com os padrões XML, SVG e CSS. Esta nova versão corrige alguns problemas da versão anterior As correcções podem ser consultadas aqui.

Inkscape_01

Como instalar o Inkscape 0.48.1 no Ubuntu Linux?

Para instalar o Inkscape basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:ricotz/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install inkscape
Em tempos de crise, as ferramentas gratuitas/open source podem ser uma boa ajuda para poupar algum dinheiro em licenças de software proprietário. O Inkscape é uma ferramenta que tem evoluído bastante nos últimos tempos, disponibilizando as principais funções necessárias para o tratamento de imagens vectoriais.

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Inkscape 0.48.1 [33.16MB] | Versão portable [34,40]
Download [mac]: Inkscape 0.48.1 [81.31MB]
Download [linux]: Inkscape 0.48.1 [25.03MB]
Homepage: Inkscape


0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))