A visualização do éter – Pintar com o sinal wifi

dia 12 de março de 2011
À nossa volta o ar, apesar de parecer vazio e desprovido de ruído, está cheio de ondas dos mais diversos tipos. É assim há bastantes anos, desde que as comunicações sem fios começaram a ter uma expressão no nosso dia-a-dia. A passagem do cabo para as redes wireless vieram aumentar ainda mais o preenchimento do espectro e trazer um tipo de poluição diferente, mas igualmente grande.

Apesar de não conseguirmos ver essas ondas, bem como as restantes, elas existem e estão cada vez mais presentes. Mas e se fosse possível representa-las como seriam as imagens produzidas? Essa pergunta ficou na mente da equipa do Touch e depressa passaram à pratica. O resultado está expresso na imagem abaixo e no vídeo que apresentamos dentro deste artigo.


O projecto Immaterials: light painting WiFi surgiu da ideia de explorar o impacto das redes wifi em ambientes urbanos através da pintura com luzes onde é representado a potência das diferentes redes sem fios que se encontram espalhadas. Foi usado um poste com 4 metros e 80 lâmpadas representar esse sinal e as imagens foram captadas recorrendo a fotografia de exposição prolongada.

O resultado são imagens onde são apresentadas as diferentes redes e os seus sinais, numa representação espacial. A potência é representada pelas 80 lâmpadas e quanto maior é o sinal, maior número de lâmpadas são acesas.

Consegue-se desta forma ter uma ideia precisa da dispersão dos diferentes sinais e da força com que eles são disponibilizados. A fotografia de exposição prolongada permite construir um mapa tridimensional da disposição desse sinal pelo espaço.

Immaterials: Light painting WiFi from Timo on Vimeo.

Este tipo de experiências não é inédito para esta equipa e teve origem num outro projecto onde conseguiram representar a qualidade do sinal em leitores de RFID. O projecto tinha o nome de Immaterials: the ghost in the field e permitiu a esta equipa terem a percepção das fronteiras do campo de um leitor destas ondas.

Este tipo de projectos são meramente representativos e permitem que tenhamos a capacidade de ver e ter a noção espacial de alguns tipos de ondas que nos rodeiam todos os dias, nos ambientes onde nos deslocamos. A equipa do Touch especializou-se investigação da tecnologia NFC e pretende criar aplicações e serviços que permitam às pessoas interagir de forma simples e rápida com os objectos do seu quotidiano.

Homepage: NearField.org

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))