Metade dos computadores do mundo infectados em Janeiro …

dia 6 de março de 2011
… e Portugal na 14ª posição entre os países mais infectados!

Segundo dados recolhidos pelo antivírus online Panda ActiveScan, 50% dos computadores analisados em Janeiro estavam infectados com malware.

Em Portugal, confirmamos a liderança dos Trojans, com a diferença face à tendência global a residir no Adware, que ocupa o segundo lugar entre as ameaças mais presentes a nível nacional. O nosso País ocupa a 14ª posição entre os países mais infectados, com cerca de 37% dos computadores analisados a comprovarem a presença de malware.
Segundo dados recolhidos pelo antivírus online Panda ActiveScan, 50% dos computadores analisados em todo o mundo durante o mês de Janeiro, estavam infectados com algum tipo de malware. Os Trojans dominaram a maioria dos incidentes com 59% de todos os casos, seguindo-se os vírus tradicionais, com 12%, e os worms com 9%.


Observando especificamente os dados relativos a Portugal, confirmamos a liderança dos Trojans, com a diferença face à tendência global a residir no Adware, que ocupa o segundo lugar entre as ameaças mais presentes a nível nacional.


A lista das ameaças mais presentes é dominada por Trojans genéricos, seguindo-se os do tipo downloader, os que exploram vulnerabilidades e o adware. Destaque para a presença do Lineage, um antigo Trojan que continua a distribuir-se e a infectar sistemas.

Tailândia, China, Taiwan, Rússia e Turquia ocupam as principais posições entre os países com o maior número de infecções, com mais de 50% dos computadores analisados a mostrarem-se infectados com malware. Outros “paraísos” típicos para o malware, como o Brasil ou a Polónia, desceram na lista durante o mês passado. Portugal ocupou a 14ª posição entre os países mais infectados, com cerca de 37% dos computadores analisados a comprovarem a presença de malware.


Segundo Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs, “Não verificámos diferenças mensais significativas relativamente ao número de infecções a nível mundial. Isto apenas reflecte a realidade da situação actual: diariamente recebemos cerca de 61.000 novos exemplares de malware no nosso laboratório, e a menos que se possua uma solução de segurança com tecnologias avançadas que forneçam protecção em tempo real, como as que estão incorporadas nas soluções da Panda Security, o tempo que os utilizadores permanecerão desprotegidos contra novas ameaças até que sejam desenvolvidas novas vacinas é demasiado longo, e é isto que acontece com as soluções tradicionais”.

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))