Firefox 4 RC1 – O principio do novo conceito de Internet

dia 6 de março de 2011
O Firefox está vivo e de boa saúde. A prova disso são as recentes novidades sobre versões futuras que a Mozilla pretende lançar ainda este ano e é também a versão mais recente do Firefox, a 4 RC1.

Esta nova versão, que apareceu disponível nos night builds, é mais um passo rumo à versão final, o que deve estar por dias. São os testes finais para o amadurecimento completo de um browser que tarda a ganhar a maturidade.


Esta nova versão traz algumas novidades ao nível do interface, o que já vinha sendo seguido nas versões Beta, anteriormente disponibilizadas. Foi focado um ponto muito importante e que é reconhecido ao Firefox, falamos da estabilidade. A separação dos processos dentro do próprio browser permite que em caso de problemas num separador, este seja removido, sem afectar o desempenho global do browser.

Na mesma linha do que os restantes browsers apresentam, também a Mozilla investiu na utilização da aceleração por hardware para que o seu browser tenha um comportamento mais rico e faça uso pleno do hardware onde corre os conteúdos que a Internet lhe oferece. Aplicações web, jogos e conteúdos multimédia passam agora a ser apresentados com maior fluidez.


Conforme tínhamos já referido em versões anteriores, o Firefox 4 RC1 potencia um desempenho melhorado de JavaScript, graças à nova versão do motor de JavaScript Nitro (motor já utilizado pelo Safari), ao qual a Mozilla deu o nome de JagerMonkey. Estas alterações foram essenciais para contornar um problema encontrado no anterior motor de JavaScript, o TraceMonkey. Basicamente, o JagerMonkey continua a descodificar JavaScript a partir do Trace, mas recorre ao Nitro para terminar a tradução após confronto com problemas de conversão. Este ajuste potenciou um aumento de desempenho de certa de 30% em sistemas operativos de 32bits, enquanto nos sistemas de 64bits este aumento foi de 45%.

Foi ainda continuado o desenvolvimento e adaptação deste browser para dar suporte às mais recentes tecnologias que estão a surgir na Internet. O suporte para HTML5, WebGL e outros standards estão garantidos e foram melhorados.

Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Firefox 4.0 RC1  pt-ptpt-breng-us [12.0MB]
Download [mac]: Firefox 4.0 RC1   pt-ptpt-breng-us [27.0MB]
Download [linux]: Firefox 4.0 RC1 pt-ptpt-breng-us [13MB]
Homepage: Firefox


0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))