Joli OS 1.2 – Bem-vindo ao novo Jolicloud

dia 14 de março de 2011
O seu ambiente de trabalho em qualquer computador!

Imagine um sistema operativo centralizado na interacção com os nossos amigos. Imagine que o utilizador não tem de se preocupar com actualizações do sistema ou outro qualquer tipo de software. Imagine que todas as sua máquinas são automaticamente sincronizadas entre elas. Imagine que as aplicações da Internet passam a ser as aplicações do seu PC?

Essa era a filosofia do sistema operativo Jolicloud que a partir de agora passará a ser designado como Joli OS (apesar da área de trabalho continuar a designar-se de jolicloud). Vamos conhecer as mudanças.


joli_os_05joli_os_05


De acordo com um comunicado disponibilizado no site oficial do projecto (ver aqui), Tariq Krim (fundador e responsável pelo projecto Jolicloud ) referiu que é hora de “alargar” a área de acção e apostar em novos segmentos. Apesar de após o lançamento da versão Jolicloud 1.0, terem sido efectuados cerca de 300 mil registos e instaladas mais de 3,6 milhões de aplicações, Tariq Krim refere que tais números não são suficientes para que o projecto se possa manter no mercado.

joli_os_01

Como novas medidas, o Jolicloud passará agora a designar-se de Joli OS e existirão versões do sistema operativo para Firefox, Safari, Chrome e até uma versão específica para iPad (através de um port experimental do HTML5). Actualmente é possível testar ainda uma versão do Jolicloud no Chrome acedendo ao seguinte link Jolicloud Chrome App e utilizando as credenciais do próprio serviço Jolicloud ou do Facebook.

Além das alterações da mudança de nome, o Joli OS apresenta um interface renovado, com um novo launcher.

joli_os_00

Com Joli OS é simples criar as nossas próprias “aplicações”. Para tal, basta indicar o URL dos nossos sites favoritos e o Jolicloud adicionará o mesmo com uma “nova aplicaação” no launcher. Posteriormente é possível partilhar as nossas aplicações com os nossos amigos

joli_os_02

O Joli OS, através do Jolicloud permite a integração com o serviço Dropbox, funcionando assim como um sistema de ficheiros.

joli_os_03

Além das características já apresentadas, é ainda possível criar uma página pública, com a informação relativa à nossa pessoa. Outras novidades podem ser visualizadas aqui.

joli_os_04

O Joli OS (tal como o “antigo” Jolicloud), é um SO completamente baseado no conceito de cloud computing. Segundo informações na própria página do projecto, o Joli OS tem uma excelente performance em computadores com cerca de 10 anos. Existem actualmente duas versões: a versão que pode ser integrada com o Windows permitindo o acesso ao sistema de ficheiros e a versão “standlone”.

Download: Joli-OS-Installer-1.2 [700 MB] – Integrado com o Windows
Download: Joli-OS 1.2 [691 MB]
Homepage: Jolicloud

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))