Dica: Como activar a Partilha doméstica do iTunes

dia 14 de março de 2011
Agora que o iOS 4.3 está disponível para todos os proprietários de iPhone, iPad e iPod Touch, é hora de começar a aproveitar as novidades que foram disponibilizadas. Uma dessas novidades é a Partilha doméstica do iTunes. Com este novo serviço podem partilhar todo o conteúdo do vosso iTunes com os vossos dispositivos da Apple. é uma forma muito simples de terem acesso em qualquer parte da vossa casa ou do vosso local de trabalho, desde que tenham disponível uma rede sem fios.

Apesar de não ser complicado configurar esta opção, resolvemos explicar como se processa para que não percam tempo a pesquisar a forma de o fazerem. Ajudamos ainda todos os que de uma forma ou de outra iam ter problemas em configurar esta opção.



Convém começar esta dica com a indicação sobre o que é necessário terem disponível para poderem usar esta nova função. Por ser exclusiva do iOS 4.3 necessitam por isso de um dispositivo que o tenha instalado. Lembramos que este está disponível para iPhone 3GS e 4, iPad e iPad 2 e iPod Touch. Devem tê-lo instalado antes de começarem o processo de configuração.

Devem ainda ter instalada a última versão do iTunes, a 10.2.1. Podem descarrega-la do site da Apple e pode ser instalada no Windows (XP com SP2, Vista ou 7) ou no Mac OS (versão 10.5 ou posterior). A Partilha doméstica do iTunes funciona por isso, em Windows ou Mac.

Depois de garantirem que têm o novo iOS instalado e a versão de iTunes actualizada, devem começar por lançar o iTunes no vosso PC. Depois de estar a correr o iTunes, devem aceder ao menu Avançadas, onde vão poder definir algumas opções avançadas do iTunes. Seleccionem então a opção Activar a partilha doméstica.


Será então mostrada uma janela onde devem colocar o vosso ID Apple. e a vossa palavra passe desse ID. Usem um ID que seja simultaneamente usado em todos os dispositivos a que pretendam dar acesso à vossa biblioteca. Coloquem os dados e carreguem no botão Criar partilha doméstica.


Caso os dados inseridos estejam correctos, será mostrada uma nova página a indicar o sucesso da activação da partilha doméstica.

O passo seguinte é facultativo e permite que configurem o acesso a apenas algumas das partes da vossa biblioteca. Se pretenderem aplica alguma restrição devem seguir os passos indicados. Em primeiro lugar devem aceder às preferências do iTunes, para que vos seja dado acesso à zona de configuração da partilha de bibliotecas.



Na janela seguinte devem escolher o separador Partilha e aí dentro devem escolher o que pretendem partilhar. Podem partilhar a totalidade da vossa biblioteca ou escolher uma lista restrita. Terminem esta operação com o pressionar do botão OK.


Com a parte do iTunes está terminada, devem agora concentrar-se nos dispositivos móveis a que pretendem dar acesso à vossa biblioteca. Para isso devem ligar o vosso equipamento e aceder à área de definições. Uma vez aí dentro devem escolher a opção iPod. Deverá estar disponível uma zona chamada partilha e aí devem colocar o mesmo ID Apple e password que definiram antes. Terminada a colocação destes dados podem sair para o ecrã principal do vosso equipamento.



Por forma a acederem à biblioteca partilhada devem lançar a aplicação iPod e aí dentro aceder a Mais. Esta opção encontra-se na barra inferior, no canto direito. Uma vez aí dentro devem ter disponível uma opção de nome Partilhado. Acedam a essa opção e devem ter então a vossa biblioteca partilhada. Acedam a essa biblioteca e todo o conteúdo partilhado está ao vosso dispor!



Caso não consigam visualizar a biblioteca partilhada podem estar com um problema na firewall do vosso Windows ou Mac. Experimentem desabilita-la e verifiquem se o problema desaparece. Caso seja esse o problema que impede o acesso devem então criar uma regra para permitir acessos via rede ao iTunes. Lembrem-se também que este acesso é restrito à rede local, pelo que não é possível acederem via 3G ou noutra rede.

Esta nova funcionalidade que o iOS 4.3 e o iTunes 10.2 apresentam é com certeza do agrado de todos os utilizadores dos equipamentos móveis da Apple. Conseguimos sem qualquer esforço partilha toda a nossa biblioteca de músicas ou filmes, sem termos de estar a ter de executar o processo de cópia para os dispositivos.
Se são donos de um destes equipamentos então têm mesmo de a configurar e usar! Não se vão arrepender.

Homepage: iOS 4.3
Homepage: iTunes

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))