IE6 Countdown – Até a Microsoft pretende acabar com ele

dia 11 de março de 2011
Se existem marcos na Internet, o IE6 é um deles. Apesar de não ser o primeiro browser a existir, é com certeza um dos que tem a vida mais prolongada. São 10 anos de existência que teimam em prolongar-se. Por muito que o queiram terminar, existe sempre alguém que insiste em fazer desta relíquia uma ferramenta de trabalho.

Este browser, que parou no tempo quando a Microsoft resolveu dar-lhe um sucessor digno, o IE7, continua a existir e ainda tem uns impressionantes 12% de quota de mercado. Várias medidas foram já tomadas para consciencializar os utilizadores para a necessidade de actualização deste browser para as versões mais recentes, e agora é a própria Microsoft que lança um site para evangelizar o fim da sua vida útil, o site IE6 Countdown.



Apesar de o seu desenvolvimento ter parado quando se começou a falar do IE7, a Microsoft continuou a dar suporte a este seu velhinho browser. Existiram muitas actualizações de segurança e correcções de bugs ao longo dos anos, mas mesmo assim o IE6 foi resistindo e ainda se mantêm com uma elevada taxa de utilização.

A principal razão para a continuação da utilização deste browser por muitos utilizadores, prende-se com o facto de muitos deles não fazerem a gestão das máquinas e por terem hardware que está de alguma forma obsoleto para suportar as mais recentes versões dos browsers da Microsoft.

Naturalmente que estes utilizadores estão a perder as funcionalidades que vieram a ser disponibilizadas ao longo dos anos, nas mais recentes versões do IE.

O intuito da Microsoft ao lançar este sítio web é fazer baixar os valores de utilização do IE6 para uns míseros 1%. Para atingir esse objectivo, partilha com os visitantes do IE6 Countdow uma série de dicas e de conselhos para que possamos convencer utilizadores que ainda usem este browser a fazerem a tão desejada e necessitada actualização.

É ainda disponibilizado um conjunto de banners e de código que pode ser usado nas vossas páginas web para que os utilizadores que acedam aos vossos sítios web com o IE 6 sejam alertados para a necessidade de actualização.

Os números mostrados no IE6 Countdown mostram uma disparidade muito grande nas taxas de utilização deste browser. Se por um lado existem países com taxas de utilização inferiores a 1%, existem ainda países com taxas de utilização acima dos 20%. Portugal, apesar de não estar entre os países com valores abaixo do 1%, apresenta um valor muito interessante, com 2,2%, bem abaixo de países com “culturas informáticas” bem acima da nossa.



Apoiem esta ideia e vão acompanhando a progressão dos números. As actualizações de valores vão acontecer com bastante frequência e os valores devem começar a baixar, graças ao empenho dos muitos apoiantes desta causa.

Se a pretenderem apoiar, existem diversas formas de o fazerem. Podem divulgar o vosso apoio pelo Twitter, podem colocar banners nos vossos sites para alertar os utilizadores de IE6 que vos visitam para a necessidade de actualização ou podem apenas e só espalhar a palavra e convencer amigos e conhecidos para essa necessidade.



Homepage: IE6 Countdown

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))