Grub Customizer – Personalize o Grub2 do Ubuntu

dia 1 de março de 2011
Uma das coisas essenciais para quem instala o Ubuntu em dual boot (leia-se o Ubuntu + outro sistema operativo) é a configuração do GRUB.

Trata-se do gestor de boot do projecto GNU, e tem como função dar-nos a escolher qual dos vários sistemas operativos instalados no PC queremos iniciar, qual o pré-definido para arrancar automaticamente, quantos segundos até arrancar automaticamente, etc.
Para quem pretender personalizar o Grub, o Grub Customizer é uma boa solução.

boot_00
Para quem não conhece, o Grub Customizer tem como objectivo, permitir aos utilizadores a personalização do Grub através da disponibilização de uma interface gráfica. Com a versão 2.0, foram introduzidas novas funcionalidades que permitem facilmente definir timeouts, visibilidade dos menus, resolução do  ecrã, background e cores (apenas no grub 2.0), entre outras opções.


Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu?
Para instalar o Grub Customizer no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos:

sudo add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer
sudo apt-get update
sudo apt-get install grub-customizer

Depois de instalado, o  Grub Customizer fica disponível em Applications -> System Tools -> Grub Customizer


 O Grub Customizer é uma excelente aplicação para “mexer” no tão complexo e sensível grub. Com esta ferramenta, qualquer utilizador pode facilmente personalizar o seu grub, incluindo por exemplo um background ou alterando outros parâmetros, de forma muito fácil e segura.

Homepage: grub-customizer

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))