Google remove 21 aplicativos para Android infectados com código malicioso

dia 3 de março de 2011
android
Estima-se que tenham sido feitos 50 mil downloads dos programas com trojan. Veja lista completa dos aplicativos com problemas.

O Google retirou do ar 21 aplicativos para Android que estava infectados com um tipo de código malicioso chamado de trojan (cavalo de troia) backdoor rootkit. Assim, os cerca de 50 mil utilizadores que fizeram o download dos programas infectados, terão os aplicativos automaticamente apagados do telefone.

Na prática, o desenvolve-dor responsável pelo código malicioso copiava jogos famosos e injectava o trojan neles, republicando-os na página do Android Market com um nome parecido com a versão original. Com isso, sempre que um aplicativo infectado funcionava no aparelho, os hackers podiam aceder os diversos dados dos utilizadores.

O problema foi descoberto depois de uma informação divulgada por um utilizador do reedit.com e de uma investigação conduzida pelo blog Android Police. O ataque aproveita uma das fraquezas do Android Market: a ausência de moderação.

A falha do sistema utilizado para inserir o código malicioso não afeta os aparelhos com versões a partir do Android 2.2.2.

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))