Bing ultrapassa Yahoo

dia 3 de março de 2011
Desde que foi tornado público e que veio substituir o anterior motor de pesquisa da Microsoft, o Bing tem vindo a ganhar posição no mercado dos motores de busca. Tem sido uma subida lenta mas sustentada. Não se podia esperar uma penetração rápida pois os seus concorrentes são de peso e estão no mercado há muitos anos. Falamos de gigantes como a Google a Yahoo.

Mas como a Microsoft tem investido muito neste motor de pesquisa de conteúdos da Internet, o Bing tem dado passos pequenos mas seguros. E o resultado dessa evolução foi a ultrapassagem de um desses gigantes. Pela primeira vez, desde a sua criação, o Bing passou a Yahoo em termos de pesquisas efectuadas.



Os últimos tempos não foram agradáveis para o Bing, com a acusação feita por parte da Google que este estaria a copiar e a usar os resultados do maior motor de pesquisa. Foi notícia que fez tremer as relações entre as duas empresas, mas que pouco impacto teve junto dos utilizadores.

Numa análise feita pela empresa StatsCounter, especializada em estatísticas sobre a Internet e todas as suas vertentes, o Bing ultrapassou pela primeira vez o Yahoo no mês de Janeiro, tendo consolidado essa posição no mês de Fevereiro. A margem entre estes dois motores de pesquisa ainda é marginal, mas representa muito para a Microsoft. Neste período a Bing conseguiu atingir os 4.37% da quota total deste mercado, enquanto o motor de pesquisa da Yahoo ficou-se pelos 3.93%.

Os números que estes dois motores de pesquisa atingiram ainda ficam a anos-luz dos valores do Gigante Google, que apresenta valores de quota na ordem dos 90% (89.94%). No entanto a própria Google apresentou uma ligeira quebra, pela primeira vez desde o ano de 2009.



Os números apresentados antes são referentes a todos os mercados onde estes motores de pesquisa estão presentes. Naturalmente que estes valores diferem de país para país e, por exemplo, nos Estados Unidos esta inversão de posições não ocorreu. A Yahoo tem uma quota de 9.74%, ao passo que o Bing se fica pelos 9.03%. A Google continua na liderança com uns impressionantes 79.63%.

No caso Português o cenários não é muito diferente e o Bing ultrapassou o Yahoo à muito tempo. A Google continua com uma posição invejável face à concorrência, sendo o local preferido para a realização das pesquisas. Note-se no entanto que existe uma ligeira subida por parte do Bing e uma ligeira quebra por parte da Google, sendo que este está a perder quota desde o início do ano de 2010



Esta é uma excelente notícia para a Microsoft e para o seu motor de pesquisa. Conseguiu assumir o segundo lugar na lista de motores de pesquisa destronando a Yahoo, que é desde há muitos anos um gigante neste área. Relembramos que em 2009 a Microsoft estabeleceu um acordo com a Yahoo, por forma a esta última usar a tecnologia do Bing para alimentar as suas pesquisas.

Longe destes números e desta “guerra” está a Google com o seu motor de busca. Os confortáveis 90% de quota fazem dele o mais usado por todos os Internautas.

Homepage: Bing
Homepage: Yahoo
Homepage: Google

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))