FBI publica os principais fraudes na Internet

dia 2 de março de 2011
Com tanta diversidade e uma variedade de serviços online, cada vez mais estamos expostos a uma data de perigos e riscos na Internet. E esses perigos podem ser bastante preocupantes, pondo mesmo em risco a nossa segurança. Nunca é tarde para se dar o alerta para estes casos, e a pensar nisso mesmo, o FBI disponibilizou um relatório onde deu a conhecer aquelas que são as principais fraudes da Internet!

IC3_FBI

O FBI, ou Federal Bureau of Investigation, é uma agência federal do Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América, e é sua função estar ao corrente de assuntos como fraudes, crimes, conspirações, ilegalidades, entre outros. Assim sendo, o FBI organizou e compilou no relatório Internet Crime Complaint Center de 2010, os principais crimes cometidos na Internet. Esta acção tem como objectivo não só informar as pessoas do número de ocorrências, e em que circunstâncias elas mais ocorrem, mas essencialmente alertar os utilizadores para uma utilização mais segura da Internet e dos seus serviços para que, assim, não sejam eles, umas próximas vitimas do cybercrime.
Segundo o IC3, a maioria das queixas insere-se em três categorias: O não pagamento ou não recebimento de produtos, após compra online; Fraudes e golpes por entidades que se fazem representar pelo próprio FBI; e Roubo de Identidade.

Em apenas 10 anos de serviço, o IC3 já bate recordes em chamadas que recebe para denunciar crimes. Só em 2010 recebeu mais de 300 mil, quase 25.000/mês. Dessas chamadas 170 mil obtiveram critérios específicos de investigação. No entanto, todas as chamadas foram peças fulcrais para se obter informações. Foram analisadas e utilizadas em relatórios de inteligência, de forma a que se conseguisse identificar as tendências de fraude.

FBI Fraud1

O FBI alerta a que todos os utilizadores estejam alerta aos perigos da Internet e, caso se sintam ameaçados, ou saibam que foram vítima de algum fraude, devem contactar o IC3. E caso a denúncia não surta efeito, pelo menos ajuda a clarificar e pintar melhor a imagem que hoje temos do crime na Internet.

O Relatório ainda indica que:
  • A maioria das vítimas são americanos do sexo masculino, entre os 40-59 anos, e residentes na Califórnia, Flórida, Texas e Nova Iorque.
  • Fora dos EUA, a maioria das vítimas residem no Canadá, Reino Unido, Austrália e Índia.
  • Relativamente aos agressores, 75% eram homens, e metade residia na Califórnia, Flórida, Nova Iorque, Texas, Columbia ou Washington.
  • A maior parte dos agressores fora dos EUA, têm a sua residência no Reino Unido, Nigéria e Canadá.
  • Após as 3 categorias de crimes supracitadas, o FBI passou a completar o seu TOP 10 de crimes com: crimes informáticos, fraudes diversas, avanço de fraudes, spam, fraudes em leilões, fraudes em cartão de crédito e fraude e pagamento indevido.
  • Existem ainda várias fraudes como as de publicidade de imobiliarios, destinadas a bular os utilizadores e consumidores em milhares de euros/dólares.
  • Ainda há muitos ataques via telefónica e email, com o intuito de acederem às contas bancárias das vítimas.
  • Existência de e-mails falsos em busca de doações para catástrofes, como por exemplo, do terramoto do Haiti.
Estas três últimas indicações, são fraudes que o relatório aponta como sendo fraudes que têm vindo a aumentar.

Com o avanço da tecnologia, o IC3 e o FBI já possibilitam processar, analisar e remeter estas queixas para aplicação da lei, bem como procurar queixas semelhantes, de forma a construir casos e, de forma mais simples e eficaz, dar uma finalidade à queixa.
O IC3 deixa o alerta aos utilizadores, para terem boas práticas de segurança, verificarem se o computador está equipado com o mais recente software de segurança, não esquecerem de proteger as vossas informações de identificação pessoal, serem altamente suspeitos e, caso alguém vos ofereça um negócio online, não se esqueça.. que é bom demais para ser verdade.

Homepage: FBI

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))