Mail Store Home – Proteja o seu email!!

dia 4 de março de 2011
A notícia do inicio desta semana de que a Google tinha inadvertidamente apagado as mensagens e outros dados de cerca de 150.000 utilizadores veio trazer para a ribalta o assunto da segurança dos dados que temos alojados nos serviços que estão na Internet.
Com esta ideia em mente, e porque gostamos de fornecer aos nossos utilizadores as ferramentas mais indicadas para todas as tarefas, resolvemos procurar uma que ajudasse a contornar este problema em situações futuras. Da procura que fizemos, a que mais se mostrou adequada foi o Mail Store Home, e as razões foram várias.



O que torna o Mail Store Home como uma ferramenta de eleição é em primeiro lugar a facilidade com que podemos usá-lo. Não requer qualquer configuração mais estranha e os dados que são pedidos podem ser facilmente obtidos pelos wizards que o acompanham ou olhando para o cliente de email que usam.

Por outros lado, e esta é uma das suas mais valias, o Mail Store Home permite não só a recolha dos emails para um local da vossa confiança, mas quando tiverem problemas podem facilmente voltar a colocar os emails no local de onde os perderam. Sim, as mensagens podem ser reenviadas para o servidor de origem ou para o cliente de email que estiverem a usar.

Por fim, e para que este não seja um mero repositório de emails, podem usar o serviço de pesquisa que o Mail Store Home fornece. Com ele vão poder aceder às mensagens que têm guardadas. Sem terem de fazer qualquer reposição.

O Mail Store Home tem ainda muitas outras características únicas, mas as anteriormente enunciadas já fazem dele uma escolha óbvia.

O processo de recolha de email passa por dois passos simples. O primeiro é a configuração da conta de onde pretendem fazer a cópia dos emails. É apresentado um vasto conjunto de possibilidades de contas. Desde o cliente Outlook, a conta de Exchange, o Thunderbird, o Gmail ou qualquer outro ficheiro de email. Caso a vossa conta não esteja presente, podem sempre usar as configurações genéricas de IMAP ou POP3.



Outra definição importante que devem ter em conta é a lista das pastas a incluir ou a excluir. Podem pretender fazer cópia de todos os emails ou apenas das pastas mais importantes. A escolha é vossa.

Depois deste passo podem executar o processo de recolha das mensagens. Este processo poderá ser  demorado e está dependente da quantidade de mensagens que tenham para guardar. O Mail Store Home consegue perceber quais as mensagens que foram removidas do lado do servidor e faz a gestão correcta das mesmas, evitando estarem a guardar mensagens que já não são do vosso interesse.



O processo de reposição das mensagens é feito da mesma forma que o da recolha. Devem criar um perfil de conta e este deve estar de acordo com a forma como pretendem enviar as mensagens. Mais uma vez estão presentes os principais clientes de email e os principais serviço. Curiosamente não está presente o serviço de email da Google. Tal como o processo anterior podem configurar um acesso por IMAP ou configurarem um por SMTP.



O Mail Store Home permite ainda que sejam feitos backups das mensagens que estão arquivadas do vosso lado. Estes backups adicionais podem ser enviados para um disco externo ou para um DVD/CD.

O único senão que podemos apontar ao Mail Store Home é o facto de não permitir agendar a criação de cópias automatizadas. Existem formas simples de contornar este problema, recorrendo à criação de atalhos para um local conhecido e aí criar um processo com o Task Scheduler. Outra alternativa passa pela realização manual de cópias.

Existem duas versões do Mail Store Home. Uma portátil e outra para instalação no vosso sistema operativo. A escolha da versão a usar é vossa, sendo que a versão portátil não tem a capacidade de gravar os emails para um DVD/CD. Existe ainda uma versão paga, o Mail Store Server, que permite fazer a gestão centralizada das cópias e possibilita o acesso via browser ou através de um plugin para o Outlook.

Esta ferramenta é excelente e permite que tenham os vossos emails todos salvaguardados. Apostem na realização de cópias regulares para que não tenham os mesmos problemas que os utilizadores da Google tiveram.

Licença: Freeware (uso pessoal)
Sistemas Operativos: Windows 2K/ XP/ Server 2003/ Vista/ 7 2008
Download: Mail Store Home 4.2 Portable [13.13MB]
Download: Mail Store Home 4.2 [10.72MB]
Homepage: Mail Store Home

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))