Google remove Gears do Chrome

dia 16 de março de 2011
O Google Gears foi, no seu tempo áureo um poderoso aliado de todos aqueles que pretendiam realizar trabalhos ou ler mail nos serviços da Google e não pretendiam estar ligado à Internet. Esteve funcional e a servir os Internautas desde 2007 até que no inicio do ano passado a Google decidiu suspender a sua disponibilização em alguns dos seus serviços, pois o Gears chocava com alguns novas funcionalidades que foram surgindo.

Depois de terem abandonado o desenvolvimento do Gears a Google resolveu agora removê-lo do seu browser e descontinuar de uma vez por todas o seu suporte, quer seja no seu browser ou nos demais que podemos usar. O Gears está de saída e vai dar lugar a outras linguagens mais universais.

Na verdade, com o amadurecimento do HTML5 a Google deixou de ter necessidade de investir tempo e dinheiro no Gears. Todas as funcionalidades que ele implementava estão agora disponíveis e com simplicidade de implementação.

O Gears, apesar de ter sido revolucionário no seu tempo, acabou por ser praticamente apenas usado pela Google. As poucas implementações externas à Google vieram, por exemplo, do WordPress ou do Zoho.

A decisão da Google de remover o Gears do Chrome prende-se com o facto de ter sido desenvolvido um grande trabalho no sentido de tornar este browser compatível com todos as novas capacidades do HTML5. São apresentados alguns exemplos de funcionalidades que o Gears implementava e que o HTML agora proporciona:
  • Cache de aplicações – Esta função presente no Chrome permite suprir a muito apreciada funcionalidade de acesso off-line do Gears.
  • IndexedDB API – Em conjunto com a Mozilla e a Microsoft, a Google propôs, especificou e implementou esta API. Esta substitui a Database API que o Gears tinha implementada.
  • File API – Esta API está também implementada no Chrome e é muito similar à Gears Blob que constava do Gears.
  • Implementaram nativamente no Chrome várias API’s (geolocatização, notificações e web worker) que viram a sua origem no Gears
De acordo com Aaron Boodman, elemento da equipa que desenvolvia o Gears, depois de atingida a maturidade que o HTML5 tem e com a facilidade com que os browsers actuais tratam esta nova linguagem deixou de fazer sentido a manutenção do Gears:
With all this now available in HTML5, it’s finally time to say goodbye to Gears. There will be no new Gears releases, and newer browsers such as Firefox 4 and Internet Explorer 9 will not be supported. We will also be removing Gears from Chrome in Chrome 12.
Tal como aconteceu com outros projectos que foram abandonados pela Google, o código do Gears vai ser mantido público e o acesso a ele será livre.

A remoção do código do Gears por parte da Google vai ser feita na versão 12 deste browser e será terminado o suporte para outros browsers.

Com a implementação de todas estas funcionalidades no Chrome e vendo o que já é possível fazer com as WebApps, deverá estar para breve o retorno do modo off-line para os principais serviços da Google.

Como puderam ver, o Gears contribuiu com muitas ideias e funcionalidades para o que a Internet é actualmente e para o que irá ser num futuro próprio. Todas as inovações que apresentou tenderam a tornar-se standards e foram implementadas por toda a indústria. Mais uma vez a Google mostra o caminho a seguir e define o que o futuro imediato nos vai trazer.
Google Gears

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))